segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MSP Novos 50 Artistas


Um foi 50 vezes bom, dois foi 50 vezes ótimo, três foi 50 vezes melhor ainda. É o novo filhote de MSP 50, em comemoração ao cinqüentenário da carreira de um dos mais expressivos quadrinistas brasileiros: Maurício de Sousa.

A idéia inicial era apenas pra um álbum, mas funcionou tão bem que surgiu o segundo, e a galera pediu mais, e então veio o terceiro. O gibi parece uma galeria de arte diante da diversidade de estilos com que foram trabalhadas as histórias da Mônica & companhia. Até eu fiquei com vontade de publicar algo por lá também.

Nesta coletânea vale destacar dois talentos paraibanos: Mike Deodato Jr. e Shiko. Deodato (DC, Marvel) produziu uma história do Anjinho, já adulto; O Astronauta foi desenhada por Shiko, que dispensa apresentações. Desta, já surgiu o convite pra produzir uma edição do Piteco pra 2012, juntamente com mais três títulos, Turma da Mônica, Chico Bento e O Astronauta, todos por artistas diferentes, e que farão parte da coleção Graphic MSP. Acredito que essa série continuará com trabalhos de artistas do Brasil inteiro, o que no conjunto total da obra funciona como uma vitrine para os novos talentos, o que é muito bom pra nossa produção e que começa a ter seu destaque merecido no mercado de quadrinhos.

Edições de aniversário já é algo antigo na carreira da MSP, na minha coleção tenho o Maurício 30 anos, Mônica 30 anos (minha preferida depois dos ábuns de 50 anos, e que já mostra versões da Mônica por vários artistas consagrados como Manara e Eisner), Mônica 35 anos e Mônica 40 anos, todos da Ed. Globo. MSP 50 chega com um “quê” a mais em torno da inventividade imaginária que a Turma da Mônica pode alcançar, e já provou que pode ir muito mais além.

Gente, este álbum vale cada centavo e é “recomendadíssimo” pra qualquer fã. E para aqueles adultos que um dia deixaram de ler gibis, vocês vão perceber o quanto a Turma da Mônica “cresceu e evoluiu”. Procurem as bancas ou as livrarias e verão que falo a verdade.

Panini Books – Vários artistas
Formato: 19x27,5 cm, 216 p.
Versão em capa dura (84,00) e cartonada (59,90).

Matéria publicada no Jornal Microfonia, João Pessoa (PB), em dezembro de 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário