segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fawcett


            Em 1925, o coronel inglês Percy Harrison Fawcett chegou ao Mato Grosso em busca de ruínas de uma cidade originária da Atlântida, e desaparece para sempre sem deixar nenhum vestígio.

            Esta é a trama que se verá desde o começo em Fawcett, escrito por André Diniz Fernandes (7 vidas, O Morro da Favela) e desenhado por Flávio Colin (1930-2002, O Boi das Aspas de Ouro, O Curupira). Em sua companhia vieram o filho Jack Fawcett e outro jovem de nome Rimmel. O objetivo era adentrar as selvas brasileiras em busca de uma antiga cidade conhecida por outras culturas como Muribeca, ou ainda, Eldorado. Foi este aventureiro de carne e osso que deu origem ao personagem Indiana Jones, que todo o mundo conhece através do cinema.

A primeira versão do gibi foi publicado em 2000 pela editora Nona Arte, foi quando tive a oportunidade de ler emprestado de um amigo que veio do Rio de Janeiro. Achei a história fascinante, despertando um ar de mistério sobre o que realmente aconteceu com o explorador e a curiosidade de buscar mais sobre sua vida nos muitos livros contando sua história. Foi neste também que aprendi a gostar da arte de Flávio Colin, que inicialmente achava grosseira e com cara de cordel, e depois mudei totalmente de idéia. Logo, fui conseguindo outros gibis que tinham seus traços de pinceladas grossas e precisas.

Em 2010, fiquei sabendo da republicação, entrei em contato com o autor e ele realmente confirmou. Isso me deixou ansioso pelo lançamento para que eu pegasse logo meu exemplar, pois é um dos meus quadrinhos nacionais preferido. Vale a pena conhecer a trajetória deste explorador, seja neste ou mesmo nos livros, garanto que só restará a curiosidade e o mistério.

 

Editora: Devir - novembro de 2010
Número de páginas: 42
Formato: (16 x 23 cm)
Preto e branco/Lombada colada
Preço de capa: R$ 13,50

Acima temos as capas da Editora Nona Arte, a da Devir e uma página da hq.
Publicado no Jornal Microfonia, João Pessoa (PB), em março de 2012.  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário