segunda-feira, 1 de junho de 2026

GALERIA DE AUTÓGRAFOS 01

Quem gosta de pegar autógrafo com os autores de livro ou quadrinhos? Eu gosto! E um monte de gente também! Em geral ocorre em lançamentos em livrarias, lojas de quadrinhos, bienais, eventos de cultura pop e seja lá onde por possível e aprazível para autores e leitores.

Já adquiri alguns autógrafos de diversos autores: Gustavo Duarte, Shiko, Howard Chaykin, Danilo Beyruth, entre outros. Mas um cabra que vejo que a turma faz questão de esperar é o Shiko! Ele pausa pra um gole, pausa para um cigarro e volta às dedicatórias.

Cada autógrafo e dedicatória torna aquela edição única e exclusiva à cada leitor, até um dia que ele resolva desfazer-se do exemplar ou morrer. E tem muitos leitores que correm atrás disto mesmo que seja filas quilométricas, mas que torna um elemento a mais na diversão de ler e colecionar livros e gibis.

Abaixo, uma pequena galeria dos autógrafos e dedicatórias de Augusto & Eu. A todos que adquiriram, meu muito obrigado!















domingo, 24 de maio de 2026

Augusto & Eu em exposição

Dia 22/05 foi a abertura da Exposição Augusto dos Anjos - com as ilustrações de Agusto & Eu e as Mulheres de Augusto, que trabalham o casario de Sapé em miniaturas de argila, em parceria com a FUNJOPE.

A amostra está aberta ao público gratuitamente no Hotel Globo (Largo de São Frei Pedro Gonçalves, 07 - Varadouro, João Pessoa - PB), das 9 às 17h.






Augusto & Eu - A REVISTA EM QUADRINHOS

Em um breve resumo: publiquei as tiras de Augusto & Eu no período de 2014 a 2016 no jornal A União, sempre vinculada aos domingos no Caderno de Cultura, ao mesmo tempo, também tinha uma tira intitulada Árvores, nas quartas-feiras, iniciada em 2013.

Em 2025 fui contemplado com incentivo da Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura, pela Prefeitura de Bayeux, cidade vizinha a João Pessoa. Fui editando o material no decorrer do ano, mandei para revisão, solicitei um prefácio a Neide Medeiros (grande pesquisadora sobre vida e obra de Augusto dos Anjos), foi tirado o ISBN e ficha catalográfica e enviei para gráfica. Finalmente!


Dia 20 de abril, perto das 18h, recebi a caixa com a revista em quadrinhos de Augusto & Eu, meu coração se encheu de alegria e felicidade! Era a materialização das tiras de jornal e que a tempos desejava em uma compilação. Coincidentemente, esta data é o nascimento do escritor e poeta, paraibano de Sapé, Augusto dos Anjos.


Neste mesmo dia já tinha visto no Instagram, a programação das comemorações dos 142 anos de nascimento do escritor. No meu íntimo, desejei de alguma forma lançar a HQ por lá. No dia 21/05 (feriado de Tiradentes) encontrei com Edielson e João, ambos do Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux (IHGB) e da Academia Bayeuxense de Ciências, Artes e Letras. Mostrei o material, adoraram, e logo Edielson fez contato com alguém de Sapé, Ana Maria.No dia seguinte o lançamento foi formalizado para dia 29/04, numa quarta-feira. Não imaginei que daria tão certo e realmente concretizou-se. Pra mim foi motivo de muita felicidade, primeiro em conhecer o Memorial Augusto dos Anjos e segundo em lançar minha HQ. Tudo no tempo de Deus, como muitos costumam falar, neste meu caso, foi mesmo!




No domingo, o jornalista Daniel Abath, do jornal A União, me contatou para uma entrevista, vinculada no Caderno de Cultura na terça-feira.


Na quarta, saímos daqui por volta das 12:40h, chegando lá fomos muito bem recepcionados por Aderaldo Elias, diretor do memorial, e Ana Maria, da Academia Sapeense de Letras. Estiveram presentes no evento Marcus Alves, da Funjope, e várias personalidades da cultura de cidades vizinhas, diretoria, professores e estudantes de Pilar.

Ressalto aqui que o importante não foi vender muitos exemplares, mas sim compartilhar com todos o meu trabalho e torná-lo conhecido, contribuindo com o enriquecimento em torno do poeta Augusto dos Anjos, o qual sou admirador de sua única e grandiosa obra. O desejo de conhecer o memorial e do lançamento foi de grande felicidade e emoção, que levarei para o resto de minha vida como inesquecível. Agradeço a todos que estiveram presentes, que de certa forma, construíram mais um pedacinho da minha história!













sábado, 22 de fevereiro de 2025

PERDENDO GIBIS

Perder algo nunca é bom! Perder dinheiro, uma comida, um celular e até mesmo uma caneta, fará falta em algum momento e gerar grandes transtornos.

E quando se trata de gibis? Para a maioria das pessoa será uma bobagem, mas para nós colecionadores, a coisa toma outro patamar. 


Na treça-feira (18/02/2025) lá onde trabalho, recebi um pacote de hqs em formatinho, americano e magazines, e fiquei feliz pra caramba, como todo colecionador e leitor. Abri o pacote, verifiquei ali bem rapidinho, mostrei aos colegas do meu setor e tudo certo.

Às 18h bato o ponto e saio bem rapidinho, com minha bolsa e pacote de gibis, sigo para o carro e coloco tudo sobre o tapete da frente do passageiro, pois iria levar minha filha a um compromisso. Depois da 22h, fui verificar tudo e percebi que os dois formatinhos caíram no trajeto até o carro, foi o GHM 48 - Homem de Ferro contra o Mandarin (Abril) e o GIBI nº 5 (Editora Globo). Nossa, me bateu uma tristeza, mesmo sendo os mais baratos, mas sentiria menos se tivesse perdido algum dos outros.



Infelizmente não é a primeira vez que me aconteceu, mas estes me pesou pelo vacilo de deixar cair e nem perceber, pela pressa e a forma de carregá-los. Não adianta mais chorar o leite derramado, agora é correr atrás novamente.

Uma perda grande foi aos 10 anos, quando já tinha juntado alguns e emprestei a um garoto da outra rua, depois ele chegou dizendo que a irmã dele viajou e elevou todos. Fiquei chateado e deixei pra lá, mas não acreditei na história e nem sequer disse aos meus pais, o que seria a atitude correta em ter feito, mas também não quis expor o problema. 

E você, já perdeu algum gibi? Se puder, conte sua história.

Até a próxima.



domingo, 2 de fevereiro de 2025

CORDEL ILUSTRADO 01 CONAN - A TORRE DO ELEFANTE, Parte 2

A Torre do Elefante é uma história muito lembrada pelos leitores, aqui com capas dos gibis onde foram publicadas pela Marvel (versões com Barry Smith e John Buscema) e Dark Horse (com arte de CaryNord), todas já publicadas em nosso país.



Não esquecendo a versão do conto, também já lançado em três editoras por aqui, Unicórnio Azul, Conrad e Pipoca & Nanquim.

Ao fim, seguem novos desenhos de autógrafos dos cordéis. Ficou interessado em um exemplar, só falar pelo instagram @valdesenho.

Até a próxima!