segunda-feira, 1 de junho de 2026
GALERIA DE AUTÓGRAFOS 01
domingo, 24 de maio de 2026
Augusto & Eu em exposição
Dia 22/05 foi a abertura da Exposição Augusto dos Anjos - com as ilustrações de Agusto & Eu e as Mulheres de Augusto, que trabalham o casario de Sapé em miniaturas de argila, em parceria com a FUNJOPE.
A amostra está aberta ao público gratuitamente no Hotel Globo (Largo de São Frei Pedro Gonçalves, 07 - Varadouro, João Pessoa - PB), das 9 às 17h.
Augusto & Eu - A REVISTA EM QUADRINHOS
Em um breve resumo: publiquei as tiras de Augusto & Eu no período de 2014 a 2016 no jornal A União, sempre vinculada aos domingos no Caderno de Cultura, ao mesmo tempo, também tinha uma tira intitulada Árvores, nas quartas-feiras, iniciada em 2013.
Em 2025 fui contemplado com incentivo da Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura, pela Prefeitura de Bayeux, cidade vizinha a João Pessoa. Fui editando o material no decorrer do ano, mandei para revisão, solicitei um prefácio a Neide Medeiros (grande pesquisadora sobre vida e obra de Augusto dos Anjos), foi tirado o ISBN e ficha catalográfica e enviei para gráfica. Finalmente!
Dia 20 de abril, perto das 18h, recebi a caixa com a revista em quadrinhos de Augusto & Eu, meu coração se encheu de alegria e felicidade! Era a materialização das tiras de jornal e que a tempos desejava em uma compilação. Coincidentemente, esta data é o nascimento do escritor e poeta, paraibano de Sapé, Augusto dos Anjos.
Neste mesmo dia já tinha visto no Instagram, a programação das comemorações dos 142 anos de nascimento do escritor. No meu íntimo, desejei de alguma forma lançar a HQ por lá. No dia 21/05 (feriado de Tiradentes) encontrei com Edielson e João, ambos do Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux (IHGB) e da Academia Bayeuxense de Ciências, Artes e Letras. Mostrei o material, adoraram, e logo Edielson fez contato com alguém de Sapé, Ana Maria.No dia seguinte o lançamento foi formalizado para dia 29/04, numa quarta-feira. Não imaginei que daria tão certo e realmente concretizou-se. Pra mim foi motivo de muita felicidade, primeiro em conhecer o Memorial Augusto dos Anjos e segundo em lançar minha HQ. Tudo no tempo de Deus, como muitos costumam falar, neste meu caso, foi mesmo!
sábado, 22 de fevereiro de 2025
PERDENDO GIBIS
Perder algo nunca é bom! Perder dinheiro, uma comida, um celular e até mesmo uma caneta, fará falta em algum momento e gerar grandes transtornos.
E quando se trata de gibis? Para a maioria das pessoa será uma bobagem, mas para nós colecionadores, a coisa toma outro patamar.
Na treça-feira (18/02/2025) lá onde trabalho, recebi um pacote de hqs em formatinho, americano e magazines, e fiquei feliz pra caramba, como todo colecionador e leitor. Abri o pacote, verifiquei ali bem rapidinho, mostrei aos colegas do meu setor e tudo certo.
Às 18h bato o ponto e saio bem rapidinho, com minha bolsa e pacote de gibis, sigo para o carro e coloco tudo sobre o tapete da frente do passageiro, pois iria levar minha filha a um compromisso. Depois da 22h, fui verificar tudo e percebi que os dois formatinhos caíram no trajeto até o carro, foi o GHM 48 - Homem de Ferro contra o Mandarin (Abril) e o GIBI nº 5 (Editora Globo). Nossa, me bateu uma tristeza, mesmo sendo os mais baratos, mas sentiria menos se tivesse perdido algum dos outros.
Infelizmente não é a primeira vez que me aconteceu, mas estes me pesou pelo vacilo de deixar cair e nem perceber, pela pressa e a forma de carregá-los. Não adianta mais chorar o leite derramado, agora é correr atrás novamente.
Uma perda grande foi aos 10 anos, quando já tinha juntado alguns e emprestei a um garoto da outra rua, depois ele chegou dizendo que a irmã dele viajou e elevou todos. Fiquei chateado e deixei pra lá, mas não acreditei na história e nem sequer disse aos meus pais, o que seria a atitude correta em ter feito, mas também não quis expor o problema.
E você, já perdeu algum gibi? Se puder, conte sua história.
Até a próxima.
domingo, 2 de fevereiro de 2025
CORDEL ILUSTRADO 01 CONAN - A TORRE DO ELEFANTE, Parte 2
A Torre do Elefante é uma história muito lembrada pelos leitores, aqui com capas dos gibis onde foram publicadas pela Marvel (versões com Barry Smith e John Buscema) e Dark Horse (com arte de CaryNord), todas já publicadas em nosso país.
Não esquecendo a versão do conto, também já lançado em três editoras por aqui, Unicórnio Azul, Conrad e Pipoca & Nanquim.
Ao fim, seguem novos desenhos de autógrafos dos cordéis. Ficou interessado em um exemplar, só falar pelo instagram @valdesenho.
Até a próxima!























.jpg)
.jpg)

























