terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TEX NO BRASIL – Justiça a Qualquer Preço



             Tex já é uma figura bem conhecida dos quadrinhos. Foi criado na Itália em 1948 por Gian Luigi Bonelli (1908-2001) e Aurélio Gallepini (1917-1994). É publicado em vários países, inclusive no Brasil. Aqui, o principal título TEX foi iniciada em 1971 pela Editora Vecchi, passando pelas editoras RGE / Globo e atualmente na Mythos, com sua numeração continuada, atualmente ultrapassando mais de quinhentas edições, de periodicidade mensal e a Tex Coleção agora quinzenal, já ultrapassando trezentos números. Mas tem em torno de outros cinco ou mais títulos nas bancas para todos os gostos e bolsos. Há também alguns livros de outros autores em torno deste.
            O ranger tem uma enorme legião de fãs, destes, aqui em João Pessoa destaca-se GG Carsan, leitor e colecionador de Tex desde os dez anos de idade. Podemos dizer que ele veste, literalmente, a “camisa” do herói. Correção: ele veste a “fantasia” inteira. E é desta forma que GG se popularizou entre os aficcionados por hqs do personagem.
            Sua mais nova façanha foi laçar em setembro último seu novo livro Tex no Brasil – Justiça a Qualquer Preço, onde conta muitos detalhes sobre o herói e suas muitas publicações aqui no Brasil. Excelente para os admiradores do herói, funcionando como uma espécie de manual. E será melhor ainda para leitores que pretendem conhecer mais ainda sobre este universo. Para adquirí-lo via facebook, entre no grupo Tex Willer – Águia da Noite ou pelo e-mail querolivrotex@gerafoto.com.
Em 2010 já tinha lançado seu primeiro livro: Tex no Brasil. Além destes, ele criou a ExpoTex, já com seis edições, onde anualmente expõe gibis nacionais e importados, pôsters, livros e outros souvenires sobre o caubói. Marca presença em eventos como HQPB (João Pessoa) e Fest Comix (SP). E sempre participa de lançamentos, palestras e exposições em outras localidades Brasil afora. Com tudo isso ainda arranja tempo de “tietar” com fotos e pegando autógrafos dos artistas de Tex, diretos da Itália em várias visitas ao Brasil. Isso é que é fã.
            Participei do lançamento deste e deu pra sentir mesmo na fala do autor a emoção referindo-se ao personagem, ele tem prazer em colecionar e admirar esse personagem. Tex é sinônimo de “justiça, honestidade e amizade”! Os leitores de Tex sabem muito bem do que estou falando, e seria muito bom se nossos políticos “honestos” lessem também.

G. G. Carsan - Impressão Independente
Formato: 15 x 21 cm - 228 págs. P&B e colorido - R$ 40,00

2 comentários: