quinta-feira, 15 de maio de 2014

A SAGA DE UM VALENTE

            Sabe aquele momento em que o garoto cheio de insegurança e dúvidas começa seu primeiro envolvimento amoroso com aquela menina dos sonhos? Pois é, essa é a história de Valente, criação de Vitor Cafaggi (Turma da Mônica – Laços, Duotone), com dois álbuns antes lançado de forma independente, agora sai pela Panini o terceiro, e que também reimprime os anteriores.
            O personagem foi inspirado em dois pastores alemães (Valente e Valente II) que acompanharam a juventude do autor. Ele faz uso da bravura da raça desses cães dando vida e personalidade a um personagem muito humano e carismático, que conquista o leitor de cara. O medo de Valente se transforma em coragem, e iniciativas são tomadas na mudança do destino de sua vida, envolvido entre dois amores e um dilema.
É impossível não se identificar com todas essas situações de humor, tristeza, ingenuidade e companheirismo de um personagem em busca do amor da sua vida, passando por surpresas e desilusões.  Essa humanidade se faz muito presente em uma galeria de personagens antropomórficos bem divertidos como Bu (macaca) e seu namorado girafa, Cacique (elefante) e Ted (rato), entre outros.
            Tudo isso é muito bem regido, com maestria, por Cafaggi, em tiras seriadas que se iniciaram no jornal O Globo e que posteriormente foram compilados nesses álbuns lançados em bancas e livrarias. Ao fim da cada um deles, vem uma galeria de vários talentosos artistas com sua versões do cãozinho e companhia.
            O gibi está sendo muito bem recomendado, e reforço o coro. Adquiri o primeiro pra conhecer, e logo fui em busca dos outros exemplares sem pestanejar. É agradável e divertido para todas as idades, em algum momento você irá se identificar com algumas dessas situações da história. É ler para crer, e vai entender porque Valente é exemplo de um pequeno gigante de coragem!

Valente para sempre (1)
Valente para todas (2)
Valente por opção (3)
Editora Panini - 23x12 cm, em média de 100 pgs., R$ 14,90 cada


Nenhum comentário:

Postar um comentário